domingo, 28 de abril de 2013

Atividades para estudo - é só imprimir e fazer
























 
* Errata: O Plutão é considerado um planeta anão. 
















O solstício é o momento que corresponde a uma posição específica da Terra em sua órbita: o ponto em que um dos hemisférios está mais “virado” na direção do Sol e o outro mais “protegido”, apontado para a direção oposta (veja a figura abaixo). Isso acontece porque a Terra gira em torno do Sol um pouco inclinada em relação à órbita.
Gráfico mostra solstícios e equinócios
Os solstícios correspondem a posições específicas da Terra em sua órbita: os pontos em que um dos hemisférios está mais "virado" na direção do Sol e o outro mais "protegido", apontando na direção oposta. As datas em que isso ocorre podem variar ligeiramente de um ano para o outro (Gráfico: Claudio Roberto)
No hemisfério mais voltado para o Sol, o solstício marca o dia mais longo do ano, e a noite mais curta. No outro hemisfério é o contrário: é o dia mais curto do ano, seguido da noite mais longa.
O solstício marca também uma mudança de estação: em dezembro, para aqueles que vivem no hemisfério sul (a maior parte do Brasil) é o “solstício de verão”, que marca a passagem da primavera para o verão. Para os habitantes do hemisfério norte, é o “solstício de inverno”, que marca o fim do outono naquela parte do planeta.
Em mais ou menos seis meses (de fato, às 11h 9min da noite de 20 de junho de 2012) esses papéis serão invertidos e teremos o “solstício de inverno” no hemisfério sul e o “solstício de verão” no hemisfério norte.


Fontes: http://www.atividadesedesenhos.com/2012/03/56-atividades-tipos-de-solo-planeta.html
http://reridamaria.blogspot.com.br/2011/03/as-estacoes-do-ano.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27938
http://karlawanessa.blogspot.com.br/2012/04/atividades-de-ciencias-universo-sistema.html
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/epoca-de-festas-tambem-para-o-sol/
http://roseartseducar.blogspot.com.br/p/historia-do-2-ao-5-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário