sexta-feira, 27 de setembro de 2013

IMPORTANTE - Tema do ENEC - 2013


A Terra do Futuro: soluções eficazes para a satisfação plena das necessidades humanas
   O futuro do nosso planeta é um tema que ocupa os corações e mentes das pessoas preocupadas com a satisfação das necessidades materiais e espirituais do homem contemporâneo e, ao mesmo tempo, com a harmonia entre essa satisfação e a exploração dos recursos naturais, sobretudo água e energia.  
Elas se preocupam, também, com a atenuação dos conflitos étnicos, sociais, culturais, políticos, econômicos, religiosos, de gênero, vale dizer, com a atenuação de todos os conflitos que surgem da inobservância dos direitos básicos do ser humano e que intranquilizam o cotidiano de todo o planeta.

5º ano
As questões versarão sobre o tema e serão desenvolvidas a partir dos conteúdos selecionados (1o trimestre e parte do 2o).
  • Língua Portuguesa: Análise linguística - Substantivo; Adjetivo; Numeral; Artigo; Pronome; Conjunção; Preposição. Análise e reflexão da escrita - Pontuação; Semântica; Variação linguística; Coesão e coerência textuais;
  • Matemática: Espaço e forma - Formas geométricas planas ou bidimensionais: Características das formas bidimensionais; Polígonos - classificação quanto ao número de lados; Círculo e circunferência - identificação e diferenciação. Formas geométricas espaciais ou tridimensionais: Características das formas tridimensionais; Classificação: poliedros e corpos redondos; Características dos corpos redondos; Características dos poliedros; Elementos de um poliedro: arestas, faces e vértices; Identificação e classificação dos poliedros em prismas e pirâmides. Perímetro e área. Números e operações. Sistema de numeração indo-arábico: Características do sistema de numeração decimal, composição e decomposição de numerais, leitura e escrita de numerais; Arredondamento; Sequências numéricas; Reta numérica. Situação-problema envolvendo operações aritméticas de números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Múltiplos e divisores: Múltiplos; Divisores; Divisibilidade e critérios de divisibilidade; Números primos e compostos. Números racionais; Representação fracionárias e decimais; Leitura e escrita de números racionais (frações e decimais); Porcentagens. Tratamento da informação. Interpretação de dados apresentados na forma de gráficos e tabelas.
  • História: Organização histórica e temporal; A formação do povo brasileiro; Encontro de culturas; Organizações políticas e administrações urbanas; Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos.
  • Geografia: Linguagem cartográfica; Relevo; Hidrografia; Clima e vegetação; População e recursos naturais; Migrações internas; Desigualdade social.
  • Ciências Naturais: O surgimento do Universo - A Teoria Criacionista; A Teoria Evolucionista. O Sistema Solar e sua organização - Astrônomos famosos e suas teorias; A organização do Sistema Solar; O que é força da gravidade?; Como acontecem as marés?; O Sol; O eclipse solar; Como montar um relógio de sol; As órbitas dos planetas e os movimentos dos astros; Os dias e as noites; As estações do ano; A importância do Sol para os seres vivos. Astronáutica - Como é uma estação espacial; Para que servem os satélites?; O lançamento de um foguete ao espaço. A matéria e suas características - Transformações físicas da matéria; Transformações químicas da matéria; Propriedades da matéria; O planeta Terra e suas características - As camadas internas da Terra; A formação de vulcões e o relevo; As rochas e a formação do solo; As camadas externas da Terra; Os componentes do meio ambiente; A água como elemento essencial para a vida; Do que o ar é composto?; Para que serve a luz?. A energia - A energia geotérmica; O que é energia nuclear?; A transformação da energia em um automóvel. Os seres vivos - A fotossíntese nos vegetais; As partes de um vegetal; Como é o corpo dos animais?; Alguns tipos de fósseis de animais; O comportamento dos animais; As cadeias alimentares.

Bibliografia

  • ALLEN, Julia; IGGULDEN, Margaret. Nosso ambiente - Os alimentos e o mundo. Difusão Cultural do livro. 2008.
  • ALVES, João Filho. Matriz energética Brasileira: da crise à grande esperança. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
  • CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. 2 ed. (reformulada). São Paulo: Moderna, 2004.
  • Conhecimento Prático Geografia. São Paulo: Escala Educacional, edição no 30, abr. 2010.
  • Conhecimento Prático Geografia. São Paulo: Escala Educacional, edição no 35, jan. 2011.
  • Conhecimento Prático Geografia. São Paulo: Escala Educacional, edição no 37, maio 2011.
  • Conhecimento Prático Geografia. São Paulo: Escala Educacional, edição no 40, out. 2011.
  • HERMAN, Marina Lachecki. Orientando a criança para amar a Terra. São Paulo: Augustus, 2005.
  • MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo: Moderna, 2007. (Coleção Polêmica).
  • National Geographic Brasil. São Paulo: National Geographic Brasil. Ano 9, no 105, dez. 2002.
  • NOVA ESCOLA. São Paulo: Editora Abril. ano XXVII, no 252, maio 2012.
  • REVISTA ECOLÓGICO. Belo Horizonte: Rona Editora, ano 2, no 25, 23 out. 2010.
  • REVISTA ECOLÓGICO. Belo Horizonte: Rona Editora, ano 3, no 27, 21 dez. 2010.
  • REVISTA ECOLÓGICO. Belo Horizonte: Rona Editora, ano 3, no 28, 19 jan. 2011.
  • REVISTA ECOLÓGICO. Belo Horizonte: Rona Editora, ano 3, no 30, 19 mar. 2011.
  • REVISTA ECOLÓGICO. Belo Horizonte: Rona Editora, ano 3, no 32, 17 maio 2011.
  • REVISTA ECOLÓGICO. Belo Horizonte: Rona Editora, ano 3, no 33, 05 jun. 2011.
  • REVISTA ECOLÓGICO. Belo Horizonte: Rona Editora, ano 3, no 36, 12 set. 2011.
  • REVISTA Semeando - Agenda 21 na prática - Programa Semeando. Ano 4, 2009. Sustentabilidade e Meio Ambiente.
  • REVISTA Veja. São Paulo: Abril, ano 44 no 44, nov. 2011.
  • REVISTA Veja. São Paulo: Abril, ano 44 no 49, dez. 2011.
  • REVISTA Veja. São Paulo: Abril, ano 44 no 51, dez. 2011.
  • REVISTA Veja. São Paulo: Abril, ano 45 no 43, out. 2012.
  • REVISTA Veja. São Paulo: Abril, ano 45 no 44, out. 2012.
  • REVISTA Veja Especial. São Paulo: Abril, ano 45 no 25, jun. 2012.
  • REVISTA SuperInteressante: Abril, edição 247, dez. 2007.
  • REVISTA SuperInteressante: Abril, edição 318, maio 2013.
  • ROMANELLI, Edgard. O Planeta Berra. São Paulo: Moderna, 2010. (Coleção Veredas).
  • SCHALL, Virgínea. Ciranda do meio ambiente. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1998, v.2.
  • SPENCE, M. Energia Solar. São Paulo: Melhoramentos, 2002. (Coleção SOS Planeta Terra).
  • SUSTENTABILIDADE. Revista Veja. São Paulo: Abril, ano 43, no 2196, dez. 2010. Edição especial.

Filmografia

  • DVD escola, vol II - Meio Ambiente. Janela Natural, parte I, no 24. TV Escola Secretaria da Educação a Distância. Manaus: Ministério da Educação.
  • DVD escola, vol II - Meio Ambiente. Janela Natural, parte II, no 24. TV Escola Secretaria da Educação a Distância. Manaus: Ministério da Educação.
  • HUGO, O Tesouro da Amazônia. Jorge Lerdam. Dinamarca/Noruega/Letônia: FOCUS Filmes, 2007.
  • OS SEM FLORESTAS. Tim Johnson, Karey Kirkpatrick. EUA: DreamWorks, 2006.

Webgrafia

  • Disponível em: http://www.abcdecologia.hpg.lg.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.amazonia.org.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.cienciahoje.uol.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.conhecimentopratico.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.infoescola.com/>. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.jornaldomeioambiente.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.lixoecidadania.org.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.permacultura.com/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.planetasustentavel.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.
  • Disponível em: http://www.sosmataatlantica.org.br/. Acesso em: 17 jun. 2013.

Musicografia

  • CARLOS, Roberto; CARLOS, Erasmo. Amazônia. Intérprete: Roberto Carlos In: Amazônia: Amigos Records. Sony BMG, 2006.
  • CARLOS, Roberto. O progresso. Intérprete: Roberto Carlos In: O Progresso. CBS, 2007.
  • SÁ; GUARABYRA. Sobradinho. Intérprete: Biquíni Cavadão. In: Pirão de Peixe com Pimenta. Som Livre, 1977.
  • XORORÓ; Aldemir. Planeta azul. Intérprete: Chitãozinho e Xororó. In: Planeta Azul. Philips, 1991.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Progresso - Roberto Carlos

Roberto Carlos - Amazônia

A vida selvagem na floresta Amazônica.









Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, ocupando quase a metade do território brasileiro.

Floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta
Floresta amazônica, a maior floresta tropical do planeta
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Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de km², a Floresta Amazônica é a principal cobertura vegetal do Brasil, ocupando 45% do nosso território, além de espaços de mais nove países, sendo também a maior floresta tropical do mundo. É chamada de Floresta latifoliada equatorial.
A Floresta Amazônica caracteriza-se por ser heterogênea, havendo um elevado quantitativo de espécies, com cerca de 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono. Apresenta uma densidade elevada, o que é propício ao grande número de árvores por m².
Costuma-se classificar essa floresta conforme a proximidade dos cursos d’água. Dessa forma, existem três subtipos principais: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.
Mata de igapó: também chamada de floresta alagada, a mata de igapó caracteriza-se por se localizar muito próxima aos rios, estando permanentemente inundada. Apresenta plantas de pequeno porte em comparação ao restante da vegetação da Amazônia e que costumam ser hidrófilas, ou seja, adaptadas à umidade. Possui, em geral, raízes elevadas que acompanham os troncos.
A mata de igapó localiza-se à margem dos grandes rios e está sempre inundada
A mata de igapó localiza-se à margem dos grandes rios e está sempre inundada
Mata de várzea: assim como a mata de igapó, a várzea também sofre com as inundações, porém apenas no período das cheias dos grandes rios, por se encontrar em áreas um pouco mais elevadas. É uma mata muito fechada, com elevada densidade, árvores altas (em média 20m de altura) e, em geral, com galhos espinhosos, o que dificulta o seu acesso. As espécies mais conhecidas são o Jatobá e a Seringueira, essa última muito usada na extração de látex, a matéria-prima da borracha.
Extração de látex para a produção de borracha
Extração de látex para a produção de borracha
Mata de terra firme: também chamada de caetê, a mata de terra firme caracteriza-se por se encontrar relativamente distante dos grandes cursos d’água, localizando-se em planaltos sedimentares. Em razão disso, não costuma ser alvo de inundações, recobrindo a maior parte da floresta e apresentando as maiores médias de altura (algumas árvores chegam a alcançar os 60m).
A importância da Floresta Amazônica reside, principalmente, em sua função ambiental. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, ela não é o “pulmão do mundo”, pois o oxigênio por ela produzido é consumido pela própria floresta. Sua importância ambiental reside no controle das temperaturas, graças ao aumento da umidade, que é resultado da constante evapotranspiração da floresta, produzindo massas de ar úmido para todo o continente sul-americano, os chamados Rios Voadores.
É importante não confundir o Bioma Amazônia com a Floresta Amazônica. O primeiro termo refere-se às características gerais que envolvem a mata, os animais, os rios, os solos e a flora, o segundo limita-se às características da floresta.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Clima Subtropical - Série "Tempo e Clima" - TV Escola

Clima e Vegetação Brasileira

História do Brasil por Boris Fausto: República Velha (1889-1930)

História do Brasil por Boris Fausto: Império (1822-1889)

HISTÓRIA DO BRASIL POR BÓRIS FAUSTO - BRASIL COLONIAL - Vídeo muito legal - assistam



   

Esse vídeo vale a pena assistir!!! MUITO LEGAL!